quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

[Arquivo Confidencial] Luigi


 
Oh loco, meu! Mais do que nunca, na falta de assunto nesse lixo blog, inauguramos a sessão Arquivo Confidencial, onde fazemos o perfil de um grande figura do universo dos games.

E para inaugurar essa incrível sessão, chamamos o maior sombra do mundo dos games. Com vocês: Luigi!



 Ficha Técnica
Nome: Mario Luigi Bros.
Primeira aparição: Mario Bros. (NES - 1983)
Profissão: Esmagador de tartarugas e, nas horas vagas, encanador.
Técnica de luta: Pulo
Sua maior característica: Ser irmão do Mario
Maior qualidade: Ser irmão do Mario
Grande defeito: Ser irmão do Mario
Frase marcante: "Mama Mia"
 
- "Mas tio, o meu jogo tem dois Marios"
- "Que dois Marios. Esse aí é o Luigi"
- "Que Luigi o que... Todo mundo sabe que esse aí o Mario Verde"
 
Segundo o que me recordo, Luigi é um personagem de videogames produzido pela NãoIntendo para ser jogando quando não é possível escolher o Mario duas vezes. Criado pelo deus dos video-games, Shigeru Miyamoto, Luigi se tornou protagonista dos games Super Mario Bros. juntamente com o personagem título, tornando-os companheiros nos diversos jogos a serem lançados posteriormente.

Para terror de quem ficasse com o segundo player, o Luigi sempre viveu na sombra do famoso irmão. Inicialmente, ele nada mais era do que um Mario verde, com os mesmos gráficos e características, só mudava, obviamente, as cores.

Maaaaaaaaas, a NãoIntendo, esperta como sempre, resolveu mudar essa história.

Em Super Mario Bros. 2, Luigi já irritava com o seu pulo exageradamente gigante...
 
Na sequência de Super Mario Bros., a NãoIntendo começou a dar maior destaque ao nosso herói esmeralda. Em Doki Doki Panic Super Mario Bros. 2, do NES, Luigi se destacava pelo seu pulo gigante e por patinar em pleno ar (!!!) além de seu desenho gráfico se parecerem diferentes do seu ilustre irmão.

Porém, caro gamemaniaco, nos principais games da franquia que seriam lançados posteriormente (Super Mario Bros. 3, para NES; Super Mario World, para SNES; e Super Mario 64, para Nintendo Sixty FOOOOOOOUUUUUUURRRR 64), Luigi perde destaque, voltando aparecer como personagem secundário para ser jogado no modo multiplayer. Nesses jogos, quando ele aparecia, não possuía habilidades diferentes as de Mario e sua aparência era diferenciada pela alteração da tradicional cor verde. Em Super Mario 64, a situação fica pior, já que o lazarento nem dá as caras na aventura. Mas o mundo dá voltas, e o Luigi seria destaque da NãoIntendo para a sexta geração de vídeo-games: o GameCube.

Em Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES) Luigi não passava de um
clone verde de seu irmão...

Para você que não se lembra, o GameCube foi a grande aposta da NãoIntendo para recuperar a liderança perdida para a Sony e seu Playstation. E a forma para chamar a atenção dos consumidores foi lançando o novo console com uma aventura protagonizada por Luigi, e não por Mario, como era de costume. Dessa forma, Luigi teve a sua grande estreia como protagonista no elogiado e divertido Luigi's Mansion (Tá, você deve estar me perguntando: "Mas o Luigi já teve um game em que ele era protagonista lá no finado SNES, o chamado Mario is Missing!". Sim, você está até certo! Em 1993 foi lançado Mario is Missing mas ele era meio bosta alternativo, não agradando assim grande parte dos jogadores - nem mesmo os mais assíduos gamers sabem da sua existência ainda bem).

Luigi's Mansion se diferencia por ser um dos poucos (se não único) survivor horror
voltado para o público infantil

Em Luigi's Mansion, o Mario verde fez bonito. Os 5 consumidores de GameCube no mundo aprovaram, não somente o uso de Luigi como protagonista, mas também as características que a NãoIntendo vincularia com o personagem a partir de então. Após Mansion, Luigi possuiria  a característica de um cagaço predominante, tornando-se um fator hilário nos próximos jogos a serem lançados, principalmente da série de RPG Mario & Luigi.

Em Luigi's Mansion, é ambientada no melhor estilo do filme 'Os Caça-Fantasmas', e você deve ter a proeza de resgatar Mario numa mansão mal-assombrada. Por alguma razão, Luigi tem que capturar os fantasmas em um aspirador de pó geneticamente modificado e salvar o pentelho do seu irmão do sequestro fantasmagórico.

Bem, é Enquanto Mario se aventurava em Super Mario Sunshine (GameCube), Luigi e Daisy tinham assuntos mais importantes para tratar.
 
Em 2002, a NãoIntendo lançou Super Mario Sunshine para GameCube. O game é aquele típico jogo que ninguém nunca jogou, mas conhece de já ouvir falar. Tanto é que nem Luigi dá as caras lá.
A saga Mario & Luigi é uma das mais bacanas franquias que surgiram nos últimos anos.

 
Em 2003, a NãoIntendo lança o elogiado e cômico Mario & Luigi: Superstar Saga para GameBoy Advance. O game é um RPG com gráficos em forma de cartoon que foi extremamente elogiado pela crítica e pelos jogadores pelo seu senso de humor. O game gerou três sequências: Mario & Luigi: Partners in Time e Mario & Luigi: Bowser's Inside Story para Nintendo DS; e Mario & Luigi: Dream Team para Nintendo 3DS. Ambos retratam Luigi da forma que nós fãs aprovamos: medroso e engraçado.

Em 2013, Luigi ganhou um DLC para chamar de seu. Bem, é melhor do que nada, né?
 
 
Nova geração de vídeo-game na área e hora de (novamente) surpreender o público. A NãoIntendo não mede esforços e lança um dos melhores games do bigodudo. New Super Mario Bros. Wii, lançado em 2009, é um game baseado em um outro sucesso da franquia: Super Mario Bros. para Nintendo DS, lançado em 2006.
New Super Mario Bros. Wii apresentaria dinâmicas inéditas até agora na série, como a opção em se jogar em multiplayer simultaneamente em até 4 jogadores e o primeiro a incluir o novo recurso da Nintendo, "Super Guide" (Super Ajuda).

Em 2012, para alavancar o novo console da empresa, o Wii U, a NãoIntendo lança New Super Mario Bros. U. E para a alegria geral da nação, a NãoIntendo lança em 2013, um DLC para o jogo, chamado New Super Luigi U. O game tem como objetivo é o mesmo do jogo principal - o de ficar pulando para cima e para baixo, pulando na cabeça dos bichos, porém as fases são novas e devem ser vencidas em nada mais que 100 segundos.


Assim como Mario, Luigi é piloto, tenista, jogador de basquete, golfista, dançarino, lutador e,
nas horas vagas, encanador.
 
Na vida de Luigi, não podemos esquecer das séries spin-offs , aqueles jogos que não fazem parte da franquia principal. No caso do Mario verde Luigi, ele está lá desde o início das franquias de Mario Kart, Mario Golf, Mario Tennis, Mario Party e Super Smash Bros..

"Mama mia"
 
Consideration finalization: Luigi é uma dos melhores personagens que o universo dos games possuí. Apesar de viver a sombra de seu irmão, a NãoIntendo incrementou a personalidade do encanador italiano salvador de princesas, a ponto que ele seja até melhor que o personagem principal da série, não é Luigi??
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário